NOTÍCIAS E ARTIGOS
4 de novembro de 2020
COMPARTILHE

A arte de formar – “Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho? ” (Lc 24,32)

Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus participa de Curso de Formadores da CNISB

A CNISB – Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil – oferece todos os anos um curso voltado para a Formação dentro dos Institutos Seculares. Nesta oportunidade, são convidados a fazerem parte do encontro os Coordenadores dos Institutos, os Responsáveis pela Formação e também aqueles que o Instituto estiver preparando para serem futuros formadores.

A equipe de formação do Instituto das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus – representada pelas Catequistas Ana Dzioba e Jaqueline Ester Litvin – prestigiou o evento deste ano, que realizou-se nos dias 28, 29 e 30 de outubro, através da plataforma Google Meet. O curso teve como tema “A arte de formar”, e como lema e inspiração bíblica: “Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho? ” (Lc 24,32). Teve como estrutura: orar, formar e partilhar. Os assessores do evento foram João Clemente de Souza Neto – Doutor em Ciências Sociais e pós-doutor em Sociologia Clínica (Instituto Secular Catequético São José) e Padre João Cândido da Silva Neto (Padre Joãozinho) – Assessor da CNBB junto aos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada.

E A FORMAÇÃO, COMO VAI?

– Um olhar sobre a pessoa e a missão do formador/coordenador.

– Um olhar sobre a relação formador/coordenador X Formador/Membro: Uma relação que educa

João Clemente de Souza Neto

Os fundadores dos Institutos Seculares perceberam um jeito especial de seguir Jesus e por isso cada Instituto deve ser uma escola de formação.  Neste ambiente, o formador não deve apresentar a si mesmo, mas a Cristo. Não deve formar para si, mas para a Igreja, para a construção do Reino de Deus.

Tudo o que fazemos enquanto consagrados seculares é com a Igreja, pela Igreja e para a Igreja. É indispensável estar sempre na graça, na intimidade com o Senhor, é Ele quem forma. Segundo Edith Stein, devemos formar pela ciência da cruz. É preciso abandonar-se na graça de Deus, buscar formação pessoal e lutar pela glória e salvação de onde Deus colocou-nos nesta terra, deu-nos como missão.

Devemos nos perguntar continuamente: Me converti? Estou me convertendo? Tenho muito conteúdo e dou pouco exemplo? Estou me perdendo nos caminhos do mundo? Estar no mundo traz preocupação! Não podemos nos envolver pelo secularismo que nega a ação de Deus. A vocação do instituto Secular é novidade no Espírito.

João Clemente nos lembra da metodologia do Papa Francisco, seguir o exemplo do Bom Samaritano – ver, sentir, ter compaixão. Devemos agir com misericórdia, ser sinal da presença de Deus no mundo, pois o nosso permanecer no mundo não é simplesmente uma condição sociológica somos uma realidade teológica. Antes de ser um consagrado, devo ser uma excelente pessoa humana.

 

PALAVRA DE DEUS: elemento de integração das várias dimensões da formação

Padre João Cândido da Silva

Na diversidade dos carismas, cada Instituto Secular segue um caminho singular, traçado como uma forma de responder às necessidades de nosso tempo e às orientações da nossa Igreja. Segundo Pe. Joãozinho, uma questão que deve ressoar constantemente dentro de nós é: E a formação, como vai?  Uma pergunta que nos desafia, nos inquieta, que mexe conosco. É uma pergunta que não nos faz olhar apenas para o passado ou para a realidade presente, mas também nos faz olhar para o futuro. É uma pergunta que nos faz abrir novos horizontes. Que nos abre novas perspectivas.  Significa também perguntar: que formação nós queremos? Que formação nós precisamos? Temos uma realidade nova diante de nossos olhos, e devemos nos perguntar: como vai a formação neste tempo de pandemia? Como está a formação e como caminhará a formação num pós-pandemia?

A pandemia tocou em todas as questões, âmbitos da vida, da sociedade, da humanidade. Também da Igreja. Não podemos ignorar o fato da pandemia. Já estávamos vivendo uma grande crise mundial, uma grande crise no Brasil. E a pandemia veio agravar esta crise, trazer novos elementos. É algo que toca a todos nós muito profundamente.

Padre Joãozinho nos traz mais perguntas do que respostas. Ele acredita que o importante é percorrer um caminho, ainda mais neste momento de pandemia. E ser cristão é caminhar com Jesus. As vezes gostaríamos de ter respostas prontas para todas as questões da vida, vivemos em busca delas. Mas vivemos uma mudança de época em que não temos respostas. As respostas mudam muito. Vamos caminhando, vamos descobrindo juntos, vamos partilhando as nossas experiências.

Padre Joãozinho destaca algo fundamental no processo formativo, sobre o qual levantará algumas questões: A Palavra de Deus“Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?” (Lc 24,32). A Palavra é a base, é fundamento para a vida cristã, para a vida da Igreja, para a formação. A Palavra de Deus é luz, é alegria, é confiança. Ele enfatiza a importância da Lectio Divina – é preciso rezar com a Palavra.

Eu sou uma missão de Deus nesta terra, neste mundo. E é para isso que eu vim ao mundo – diz o papa na Evangelii Gaudium. Temos uma boa notícia a dar a este mundo em trevas nesta pandemia. O Evangelho é a luz que devemos levar aos irmãos e irmãs cansados, desorientados, confusos, perdidos. Nós, Igreja, não podemos ficar perdidos! Porque a Igreja é sacramento de salvação da humanidade. Nossos Institutos Seculares devem ser oásis, lugares onde as pessoas possam encontrar a luz de Deus para este momento tão difícil da vida e da história. Nós não estamos desorientados, porque Jesus Cristo ressuscitado é nossa luz, é nossa esperança. Ele caminha conosco, Deus não nos abandonou! Não é tempo de lamentação, mas de encher o coração de esperança. Temos que nos encantar, nos maravilhar, porque nós fomos chamados para uma missão. Nossa vida é viver para anunciar Jesus.

Devemos nos perguntar: Como integrar oração, estudo, vida fraterna, missionária, pastoral e vida profissional? Como integrar as várias dimensões da formação? Segundo Pe. Joãozinho, a Palavra de Deus é o elemento integrador, porque a Palavra está no pensamento, no sentimento, na vontade. A Palavra está em nosso ser. A Palavra cura, salva, transforma, porque é Jesus. É obra de Deus e não nossa. É o Espírito Santo quem age e quem conduz.

  • E como está o ardor missionário em nossos Institutos Seculares?
  • A nossa formação tem conduzido ao discipulado, à fraternidade e à missão?
  • A palavra de Deus tem sido a luz a iluminar, conduzir e guiar o processo formativo?
  • A Palavra de Deus tem sido o pão que dá sentido, sabor ao nosso processo formativo?
  • A Palavra de Deus tem sido a força, a paixão que impulsiona o nosso Instituto Secular à missão no mundo?

É a Palavra de Deus o grande motor que nos impulsiona à missão no mundo. Tendo os olhos fixos em Jesus, caminhemos! Jesus disse: Eu Sou a luz do mundo, quem Me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida.

 

O Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus agradece à equipe da CNISB, aos assessores João Clemente de Souza Neto, ao Padre Joãozinho Cândido da Silva Neto e a todos os envolvidos por nos proporcionar este momento de oração, crescimento, reflexão e partilha.

Jaqueline Ester Litvin, CSCJ

 

Idiomas