NOTÍCIAS E ARTIGOS
21 de agosto de 2020
COMPARTILHE

Bandeira ucraniana rubro-negra

As cores preta e vermelha são matizes muito usadas na construção da história e da cultura ucraniana. Utilizada em bordados, tecelagem, vestimentas, pyssankas (ovos de Páscoa pintados) e cantada em verso e prosa. Estes elementos estão presentes até os dias atuais.
A simbologia atribuída às cores rubro-negra é o inquebrável espírito do povo ucraniano, fidelidade aos ideais da Pátria, às suas tradições e costumes.
Na historiografia ucraniana estão claramente expostos as perseguições, invasões, batalhas, lutas, guerras, destruição, morte, dor… Séculos de derramamento de sangue.
Sendo o século XX um dos mais sangrentos e cruéis, foi nesse período que se fortaleceu a ideia do uso das cores rubro-negra, em formato de bandeira, nas lutas e na resistência contra os inimigos invasores. Deu-se a conotação da simbologia, fundamentada no descrito acima, porém com mais propriedade: a cor preta simboliza as terras negras muito férteis (Ucrânia – maior celeiro da Europa). A cor vermelha remete ao sangue derramado na defesa das terras ucranianas. No centro da bandeira se sobressai o Tridente, porém com uma espada, que caracteriza LUTA.
Se a Bandeira azul-amarela representa a Ucrânia como nação independente, soberana e livre, a Bandeira rubro-negra representa a resistência e a luta pela sua independência e soberania.
Em vários períodos do nosso século, a Bandeira rubro-negra foi muito usada, principalmente pelo Organização dos Nacionalistas Ucranianos – grupo político-nacionalista fundado em 1929, por exilados ucranianos, em Viena, que tinha como objetivo combater o comunismo e o socialismo soviético, bem como resgatar o nacionalismo ucraniano. Outro grupo relevante que usou essa bandeira foi o exército rebelde ucraniano “UPA” (Exército Revolucionário Ucraniano) contra o regime soviético. Também os desportistas e os escoteiros faziam uso da referida bandeira.


Stephan Bandera – líder de um braço da Organização dos Nacionalistas Ucranianos

Para demonstrar a sua resistência e sua luta em defesa dos ideais da nação, na década de 1980, na Ucrânia Ocidental, o povo começou a ostentar o pendão rubro-negro ao lado do azul-amarelo. Esta prática foi multiplicando-se e hoje há um projeto no Parlamento para que nas festas cívicas nacionais da Ucrânia sejam hasteadas as duas Bandeiras.
Hoje faz uso das cores rubro-negra o partido político “Pravyy Sektor”, porém na extensão da sua bandeira, além do tridente de forma de espada, está escrito o nome do partido. É um partido de direita, conservador, que tem como objetivo defender a Ucrânia da invasão e “russificação”, vindas da parte de Moscou.
Felomena Procek, CSCJ

Idiomas