Cantinho da Catequese

Cantinho da Catequese
Material para o catequista
Aqui você encontra material de apoio para preparar a sua catequese.
Separador

Caros Catequistas

Ao preparar um encontro de catequese devemos em primeiro lugar, pedir ao Mestre Jesus que nos ilumine enviando-nos o Espírito Santo, para sermos instrumentos fiéis e eficientes da evangelização. Em seguida, preparar a nossa catequese que é composta de dois momentos: O Encontro e a Doutrina.
O Encontro tem como objetivo a apresentação de Jesus para os catequizandos, criando um vínculo dos catequizandos com Deus.
A Doutrina tem como objetivo ensinar para os catequizandos as verdades da fé que professamos, os mandamentos de Deus e da Igreja, conhecer o rito através do qual celebramos a nossa fé, etc.
Portanto, para preparar bem este encontro precisamos consultar: o livro do catequista, o texto bíblico proposto, o livro do catequizando, o livro de orações, período litúrgico que estamos vivendo, o tema que a nossa Igreja nos propõe para ser destacado, etc. É necessário avaliar.
Sugestão de esquema para o desenvolvimento do Encontro Catequético:

1) Nº do Encontro ___________

2) Tema do Encontro: ___________

3) Objetivo principal (o que o catequizando deve aprender neste encontro); consulte o livro do catequista. ___________

4) Desenvolvimento do Encontro: Como vou iniciar o encontro? Com canto, conversação, história, dinâmica, celebração, atividade, etc. ___________

5) Qual dos textos bíblicos propostos vou ler com os catequizandos como centro do encontro? ___________

6) Itens que vou abordar durante o encontro. (Fazer um esqueminha para não se tornar repetitivo ou não deixar algum item importante do encontro)
___________

7) Momento de Oração: Não esquecer que a oração deve surgir do tema abordado, incluindo oração espontânea, orações breves e cantos de louvor. Preparar sempre um cantinho da oração, com vela acesa, quadro de Jesus e Maria se possível.
– Como será este momento? ___________

Parte doutrinal

8) Quais questões serão desenvolvidas em sala? ___________

9) Quais as questões vou marcar como tarefa? (Cuidar para não deixar de tarefa questões que os pais tenham dificuldades de ajudar) ___________

10) Quais as questões do livrinho de orações serão lidas e aprendidas? (Não esquecer que no livro de orações tem questões doutrinárias importantes a serem aprendidas, portanto cada catequizando deve ter o seu livrinho.) ___________

11) Partes da missa que vou ensaiar: (Não esqueça que a catequese é o melhor período para ensinarmos os catequizandos a cantar a missa). ___________

12) Canto que vou ensaiar ou ensinar. ___________

Idiomas