Onde Estamos

BRASIL

PRUDENTÓPOLIS
PRUDENTÓPOLIS

O Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus mantém 4 casas comuns, denominadas centros, para a residência das Catequistas, nas cidades e localidades onde exercem seu apostolado no Brasil: Prudentópolis, Curitiba, Ponta Grossa e Ivaiporã.

ENDEREÇO:

Rua Marechal Floriano Peixoto, 1214, Centro

Prudentópolis - Paraná – Brasil

Membros pertencentes à casa de Prudentópolis têm residência fixa na casa sede, no centro da cidade e nas localidades de Ponte Nova, Cachoeirinha, Barra de Areia, Herval, Palmeirinha, Antônio Olinto, Banhado Vermelho e Ligação onde desenvolvem um trabalho amplo junto as comunidades na área pastoral, social e cultural com crianças, jovens e adultos, através de atividades contínuas visando a promoção da comunidade, principalmente atuam na promoção da mulher na sociedade.

Em Ligação as catequistas iniciaram as atividades em 1947. Além da pastoral sempre atuaram como profissionais na área da educação. Mesmo que desde o inicio da organização da comunidade, as famílias ali residentes, pagavam professoras para ministrar aulas para seus filhos. Quando em 1947 veio trabalhar a catequista Ana Bardal, assumiu também o posto de professora na comunidade. Desde então as catequistas sempre se empenharam na educação sendo que as aulas eram ministradas na pequena casa de tábuas lascadas que originalmente foi capela. Depois foi construída uma escola e junto uma casa para residência das catequistas. A comunidade decidiu por unanimidade nominar o Estabelecimento de Colégio Imaculada Conceição.

Considerando o desenvolvimento da comunidade e sentindo a necessidade de ampliar a educação formal, as catequistas juntamente com a comunidade buscaram a implantação do Ensino Fundamental. Assim, em 1990, foi autorizado o Ensino Fundamental, no período diurno e em 1991 iniciou as turmas no período noturno. Essas aulas aconteciam no pavilhão da Igreja, na sacristia da Igreja e nas salas do primário. A escola foi crescendo e sempre com as catequistas na linha de frente, tanto na direção da escola como na ala de professores.

Em 1992 a 1993, o Instituto construiu uma nova e ampla residência para melhor atender as necessidades dos membros que ora estavam em maior número por causa dos trabalhos que ali desempenhavam, tendo em vista o grande desenvolvimento da comunidade, a pastoral e principalmente envolvendo também os trabalhos na escola.

Separador
CURITIBA
CURITIBA ENDEREÇO:

R. Maranhão, 1088 - Água Verde

80610-000 - Curitiba - PR

A história do Instituto na comunidade da Vila Guaíra (hoje Água Verde), em Curitiba, inicia-se no ano de 1960, véspera de Natal, quando, a pedido do então Bispo Exarca Dom José Martenetz, vieram as primeiras Catequistas do Sagrado Coração de Jesus e se instalaram ao lado da residência episcopal.

A primeira atividade a ser desenvolvida foi ensinar “kolhadas” às crianças e por ocasião da Festa da Natividade de Nosso Senhor visitar as famílias da Paróquia da Catedral de São João Batista.

No início do ano de 1961 as Catequistas promovem a primeira catequese das crianças na paróquia, como também o primeiro curso de língua e cultura ucraniana.

Além do trabalho pastoral, aceitam o desafio de dar aulas na Escola Bispo Dom José e presando pela sua formação intelectual, frequentam cursos universitários.

Outro desafio aceito pelo Instituto foi a administração da residência episcopal – trabalho realizado desde Dom José Martenetz até os dias atuais.

Nos anos de 1963 e 1964, graças à generosidade de benfeitores, o Instituto foi contemplado com o terreno na Rua Maranhão, esquina com a Rua Mato Grosso, onde foi construída a residência para as Catequistas.

Para melhor atender as necessidades, em diferentes épocas, vieram mais Catequistas que vão se inserindo na vida eclesial, cultural e social da comunidade e ajudam na organização da Cruzada Eucarística, Congregação Mariana, Apostolado de Oração e outros Movimentos na Paróquia, bem como junto ao Centro Social e Cultural Poltava, idealizado e fundado em 1982, pelo então Eparca Dom Efraim Krevey, de saudosa memória.

Desde o início, além da catequese e a responsabilidade pelas celebrações e canto litúrgico, as Catequistas zelam pela limpeza e ornamentação da catedral, ministram aulas de língua e cultura ucraniana, organizam concertos festivos de importantes datas, fazem parte do coral da Catedral, sempre participando ativamente de celebrações, promoções paroquiais e outros eventos. É necessário destacar a ação social desenvolvida pelos membros do Instituto, no decorrer destes anos, principalmente, junto aos doentes e aos desprovidos de recursos materiais.

Há que se destacar também o auxílio aos sacerdotes e o importante trabalho desenvolvido na organização de novas comunidades eclesiais nos bairros e adjacências de Curitiba, como: Pinheirinho, Boqueirão, Alto Tarumã, São José dos Pinhais, Santa Amélia, São Pedro e atualmente também Itapuã, em Santa Catarina.

Separador
PONTA GROSSA
PONTA GROSSA ENDEREÇO:

R. Júlia Vanderlei, 721 - Centro,

84046-240 - Ponta Grossa - PR

Histórico da instalação do Instituto em Ponta Grossa

Pe. Cristóforo, o fundador do Instituto, empenhava-se na formação intelectual das apóstolas ou catequistas, como eram chamadas, e Ponta Grossa oferecia condições para os estudos das mesmas.

Final de 1944 – após terem feito o curso ginasial em Castro, Antonia e Nádia Schulhan prestam exames no Colégio Regente Feijó. Temporariamente se hospedaram no internato das Irmãs do Espírito Santo.

1945 – Antonia e Nádia Schulhan cursam a Escola Normal (Magistério), Natália Labiak estuda a 3ª série ginasial no Colégio Regente Feijó. As candidatas Olga Baran e Anastácia Kuliski estudam a 1ª série ginasial no Colégio Santa’Ana.

De fevereiro a maio todas têm hospedagem gratuita no Internato Sant’Ana, das Irmãs Missionárias do Espírito Santo. Em maio mudam-se para as dependências do clube “Círculo Operário Pontagrossense”, de propriedade do Pe. Valdomiro Haneiko, na Rua Julia Wanderley, nª 721. A moradia é cedida em troca da limpeza do clube, preparo do ambiente para as reuniões e o serviço de lanches para os participantes das reuniões de diversas associações às quais o clube era cedido, principalmente da Irmandade de São Vicente de Paulo.

1951 – Pe. Valdomiro Haneiko decide vender o imóvel ao Instituto. Com a ajuda do Pe. Cristóforo Myskiw e do engenheiro sr. Jaroslau Lessei, entre 1954 e

1957, foi feita a reforma do prédio com adaptações para a residência das Catequistas e estudantes universitárias. O pensionato foi aberto em 1959.
Mais tarde foi adquirido mais um lote na Rua Comendador Miró e anexado ao terreno da Associação, como também foram demolidas as instalações do salão e feitas outras melhorias.

Apostolado

As Catequistas do Sagrado Coração de Jesus iniciaram seu apostolado em Ponta Grossa dando catequese nas paróquias latinas e pertencendo aos movimentos eclesiais das mesmas. Foi nesse contato com o povo que as Catequistas conheceram várias famílias de descendência ucraniana e por meio destas foram conhecendo várias outras. Iniciaram-se então as visitas dominicais a estas famílias e a procura de novas. Algumas, por não conhecer a história, alegavam ser de descendência polonesa ou austríaca.

Em junho de 1947, as Catequistas conseguiram reunir um bom grupo de fiéis na igreja São José, dos Padres Redentoristas, quando o Pe. Cristóforo celebrou a 1ª Missa para os fiéis do rito ucraniano em Ponta Grossa, e os incentivou a se reunir e se organizar para formar a sua própria comunidade, no seu próprio rito. A partir daí, os Padres Basilianos de Prudentópolis, seguidamente vinham a Ponta Grossa para dar atendimento aos fiéis e celebravam a Divina Liturgia nas igrejas: Nossa Senhora do Rosário, São José e São Sebastião. As Catequistas continuavam reunindo o povo na casas de famílias para a celebração dos “Moleben”, a recitação do Terço e onde também eram feitas as catequeses das crianças.

Em 1948 os Padres Basilianos compraram um terreno para a construção da igreja, na Rua Dom Pedro II, Bairro Nova Rússia, terreno este financiado pelo Instituto das Catequistas. Mais tarde a Província Basiliana adquiriu outros dois lotes na rua lateral, hoje Rua São Josafat.

A igreja foi construída entre os anos de 1949 e 1951. Em 1º de janeiro de 1952 foi criada a Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor.

A comunidade eclesial ucraniana em Ponta Grossa nasceu e cresceu juntamente com o Instituto das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus. Desde o início, até os dias atuais, além da catequese e a responsabilidade pelas celebrações e canto litúrgico, as Catequistas zelavam pela limpeza e ornamentação da igreja, ministravam aulas de língua e cultura ucraniana, organizavam concertos festivos de importantes datas religiosas e nacionais ucranianas, sempre participando ativamente de celebrações, promoções paroquiais e outros eventos.

Separador
IVAIPORÃ
IVAIPORÃ ENDEREÇO:

Av. Pedro Koltun, 550 - Centro,

86870-000- Ivaiporã - PR

A história da ação do Instituto em Ivaiporã tem seu início em maio de 1963. O pedido do Revmo. Pe. Demétrio Zappe, que atendia a comunidade na época, e da comunidade de Ivaiporã, enviou seus representantes a Prudentópolis, os quais solicitaram que as Catequistas do Sagrado Coração de Jesus assumissem a pastoral catequética e o ensino primário para seus filhos, em Ivaiporã, se tornou realidade em 1964. Em janeiro daquele ano foram enviadas as duas primeiras Catequistas para realizar a catequese das crianças dos descendentes de ucranianos, e ajudar a organizar a comunidade eclesial. Era o primeiro passo para uma obra que, através dos anos, foi crescendo e tomando as dimensões que hoje apresenta.

As catequistas desde o princípio até hoje, atendem pastoralmente além do centro, as comunidades como Manoel Ribas, Ariranha, Jardim Alegre, e outras. Conduzem os grupos como Apostolado da Oração, catequese com crianças, jovens e adultos e formação dos pais. Juntamente a pastoral, tem grande ênfase a atividades cultural nos seus diversos ramos: rito, cultura e tradições.

O Colégio Santa Olga – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, está localizado na Avenida Pedro Koltun, 550, em Ivaiporã, Estado do Paraná. Foi criado e autorizado a funcionar oficialmente sob a égide da Lei 4.026/61, pelo Decreto n.º 17.491, de 26/11/1969, sob a denominação de Escola Primária Santa Olga.

A escola inicial foi fundada pelo Pe. Cristóforo Gabriel Myskiw, em 1964, atendendo aos anseios da comunidade de Ivaiporã à qual ele atendia como sacerdote. Em colaboração com a sociedade local construiu as primeiras dependências do Colégio e solicitou à Diretoria da Associação Educativa Santa Olga para que assumisse a direção e magistério. Desde então o Colégio é mantido e administrado pela Associação Educativa Santa Olga.

Com o passar dos anos e o crescimento da cidade, maior procura pelo Colégio, foram ampliadas suas dependências e atividades e a oferta das modalidades de ensino.

Inicialmente eram ofertadas as séries iniciais do Ensino Fundamental. No final de 1981 a Escola Santa Olga estava regularmente funcionando com a oferta do 1o Grau – 1a a 4a série.

A partir do ano de 1992, passou a ofertar as quatro últimas séries do Ensino de 1o Grau, cujo Plano Curricular foi aprovado pelo Parecer n.º 106/92, de 01/04/92, devidamente homologado pela Resolução n.º 1.153/92. A resolução de autorização de funcionamento desta nova implantação leva o número 4.085/91, de 28/11/91.

A seguir, a partir do ano de 1994, o Colégio Santa Olga passou a ofertar, também, o Ensino de 2o Grau, com o Curso Educação Geral,

O Colégio Santa Olga Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio está jurisdicionado ao Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã.

ESTADOS UNIDOS

ESTADOS UNIDOS
ENDEREÇO:

161 Glenbrook Rd.

Stamford Ct. 06902

USA

As Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, iniciaram as atividades em Stanford, USA em 1989, junto ao Seminário Eparquial, quando Dom Basil Losten era o Bispo-Eparca, por intermédio do então Eparca Dom Efraim basilio Krevei, (in memória). Além das atividades na sede e no seminário eparquial, as catequistas desenvolvem a pastoral catequética de crianças e jovens nas paróquias da referida Eparquia e nas Colônias de Férias, promovidas pela comunidade ucraniana dos Estados Unidos.

ARGENTINA

ARGENTINA
ENDEREÇO:

Suiza 410-3360

Oberá Misiones - ARGENTINA

Desde 09 de janeiro de 1953, as Catequistas do Sagrado Coração de Jesus desenvolvem sua missão na Província de Missiones – Argentina, entre os descendentes de ucranianos.

Ao ver o profícuo trabalho desenvolvido pelos membros do Instituto no Brasil, padre Cristóforo Gabriel Meskiw (fundador) resolveu enviar três membros (Текля Баран, Марія Коцій e Наталка Сухожак) para iniciar a missão na Argentina.

Nos anos de 1953 a 1962, padre Cristóforo Myskiw OSBM, juntamente com as três primeiras catequistas organizaram a primeira sede na cidade de Apóstoles onde iniciaram o trabalho missionário junto às famílias dos descendentes ucranianos ali residentes.

Durante as férias escolares, outras catequistas vinham de Prudentópolis para ajudar nos trabalhos pastorais: catequizavam em duas ou três colônias e voltavam para o Brasil. Os membros permanentes em Apóstoles dirigiam o internato de meninos e junto à escola, ensinavam catequese, língua e costumes ucranianos e boas maneiras. Exerciam também o trabalho doméstico junto ao seminário da Ordem de São Basílio Magno e cuidavam da paróquia.

Em 1954, as catequistas abriram em Apóstoles um pequeno internato para meninas. Lá ensinavam boas maneiras, língua ucraniana, história, costura, bordado, confecção de paramentos, toalhas e ícones. Cuidavam dos ornamentos das casas e igrejas. Ajudavam os padres a organizar as comunidades.

Em 1962 mudaram-se para Oberá, onde foi construída uma casa mais ampla, tendo em vista um maior campo pastoral na região – atual sede das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus na Argentina.

PARAGUAI

PARAGUAI
ENDEREÇO:

Calle Cerro Corá, 362

Encarnación - PARAGUAY

O trabalho missionário das catequistas do Instituto Sagrado Coração de Jesus, se deu com o intermédio do primeiro Bispo da Igreja Católica Ucraniana do Brasil, Dom José Martenetcz, que percebeu as necessidades pastorais das famílias ucranianas do Paraguai, pois até então o único sacerdote que aí vivia estava já bastante idoso, +Pe. João Buguera, e além dele não havia mais sacerdotes e nem a presença de religiosas, mas havia muitos fiéis.

Assim, no dia 28 de setembro de 1962 o Pe. Cristóforo Meskiu, OSBM, estando em Oberá – Argentina, viajou à Encarnación ver a possibilidade da presença de membros do instituto. Chegando a Carmen, hoje Carmen del Paraná, Pe. Cristóforo conversou com Pe. Buguera para que as catequistas possam vir a Paraguai trabalhar nessa missão, em seguida foi até o administrador João Vizena pedir autorização para que as catequistas possam vir e se instalar em Encarnación.

Em 1963, a diretora geral Nadia Chulhan e sua vice, Olga Baran, em visita a Oberá, viajam a Encarnación estudar a possibilidade de abrir uma casa. Nessa procura por um lugar, foram auxiliados, tanto as diretoras quanto o Pe. Cristóforo de maneira muito atenciosa e prestativa pelo monsenhor Teodoro Falkenstain e senhor Gregorio Sostak e depois de tanto procurar encontraram uma casa no centro da cidade, na rua Cerro Corá. Depois da aquisição da casa e feitos reparos, no dia 02 de setembro de 1963 vem residir na casa, duas catequistas Miquelina Strujak e Catarina Mazai e com elas veio o Pe. Cristóforo para ajuda-las em termos burocráticos.

Quando organizaram sua estadia, começaram a desenvolver seu trabalho pastoral em meio ao povo ucraniano, tanto em Encarnación, na sua residência, como nas diversas colônias e, como no Paraguai há tanto católicos quanto ortodoxos, eram solicitadas também para desenvolver seu trabalho entre os ortodoxos. Ensinavam: catequese, cantos litúrgicos e tradicionais, danças típicas ucranianas, ensinavam o idioma ucraniano, atendiam o povo no que estava ao seu alcance.

Nas férias de janeiro vinham do Brasil as catequistas para reforçar o trabalho realizado durante o ano, dando mais atenção para as colônias, pois eram de difícil acesso. Permaneciam durante o período de catequese nas casas das famílias. Reuniam crianças, jovens e adultos nas capelas e preparavam a eles principalmente para receberem os sacramentos, ensinavam sobre o rito ao qual pertencemos, a cultivarem a sua fé.

Idiomas