NOTÍCIAS E ARTIGOS
26 de outubro de 2020
COMPARTILHE

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

“Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo” (Jo 18,37).
É com alegria que hoje celebramos a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. A festa nos lembra de que não fomos resgatados do pecado a preço de ouro ou de prata, que são coisas perecíveis, mas com o precioso sangue de Cristo. Nossa vida pertence a Ele, e ela deve ser uma resposta a esse amor infinito.

Solenidade de Cristo Rei – um marco para história do Instituto Secular das Catequistas do sagrado Coração de Jesus

Nosso fundador, Pe. Cristóforo Myskiw OSBM, chegou ao Brasil em 12 de setembro de 1939. Grande devoto do Sagrado Coração de Jesus, e preocupou-se com a situação difícil que passavam as famílias ucranianas, em âmbito material, cultural e principalmente espiritual.
Em 29 de outubro 1939, véspera da festa do Cristo Rei, foi para a comunidade de Barra Vermelha, interior de Prudentópolis – PR. Se propôs passar a noite inteira na igreja em adoração ao Santíssimo Sacramento. Imerso em profunda oração, suplicava ardentemente ao Divino Salvador que enviasse operários para a sua messe e viesse em socorro das inocentes almas que se perdiam para Deus, para a Igreja e para a etnia ucraniana. Subitamente lhe ocorreu a inspiração: veio à sua lembrança uma associação que lhe tinha conhecido na República Tcheca e que tinha sido fundada por um sacerdote franciscano, colega seu, no ano de 1937. Os membros dessa associação, que se chamava “Apóstolos de Cristo”, tinham facilidade em se inserir em todos os setores da sociedade, até em ambientes inóspitos, em lugares aos quais os sacerdotes dificilmente tinham acesso, e levar a mensagem evangélica às mais desassistidas famílias cristãs. Seria possível uma iniciativa semelhante entre a população ucraniana no Brasil? A inspiração se transformou imediatamente em projeto: ele iria, sim, tentar criar uma associação semelhante, cujos membros, sem o empecilho do hábito religioso e de regulamentos rigorosos, mas com uma boa formação religiosa, pudessem se fazer presentes mesmo nos mais difíceis ambientes, para levar a mensagem da fé, valores religiosos e culturais, principalmente às crianças e aos jovens. (Schiller, 2003)
Esta inspiração divina ao Padre Cristóforo foi o momento de concepção do Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus. Por isso, é grande festa entre nós celebrar a festa de Cristo Rei. Mas é também um desafio e grande missão termos sido concebidas nesta solenidade.
Não vivemos um ambiente hostil de guerra entre nações como no início do século passado, quando a festa foi instituída. Mas enfrentamos uma guerra diferente, a guerra ideológica. Guerra que torna os cristãos alienados de sua própria condição de filhos de Deus, de sua vocação para a santidade. Guerra que faz os cristãos adotarem valores errados, chegando ao ponto de defenderem a morte! É contra esta guerra que devemos lutar, irmãos! Nós Catequistas Consagradas e todos os cristãos. Para que o caos e a cultura da morte sejam exterminados, e proclamar Cristo como o Rei dos nossos corações, nossas famílias e sociedade.

Idiomas