NOTÍCIAS E ARTIGOS
8 de novembro de 2020
COMPARTILHE

Solenidade do Arcanjo São Miguel – 8 de novembro

Você já deve ter ouvido falar nos arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel. Esses três arcanjos representam a mais alta hierarquia dos anjos, ou seja, eles têm um íntimo contato com o Senhor. A santa Igreja, consciente da grande importância dos Anjos para a glória de Deus e nossa salvação, dá um lugar especial para a veneração dos Anjos. Hoje, 8 de novembro, é dia de um deles, São Miguel. Mas antes de falar sobre ele, vamos entender um pouco melhor sobre os anjos.

Deus, antes de criar o ser humano, criou os anjos, criaturas invisíveis e imortais, seres perfeitos e puros, muito inteligentes e com livre-arbítrio. A chamada hierarquia dos anjos os divide nove coros angélicos: os Serafins, Querubins, Tronos, as Dominações, Virtudes, Potestades, Principados, Arcanjos e Anjos. Os santos anjos têm uma tarefa dupla: uma em relação a Deus e outra em relação aos homens.

A veneração dos Anjos na Igreja Oriental teve o seu início no século III; no século IV ela já tinha se espalhado. Prova disso é a honra a São Miguel Arcanjo, que foi estabelecida no século IV. Neste dia, a Igreja também celebra a assembleia de todos os poderes incorpóreos juntamente com são Miguel Arcanjo, líder dos exércitos celestes. A Igreja Oriental também celebra a memória de são Miguel Arcanjo no dia 6 de setembro, recordando a milagrosa proteção da igreja a ele dedicada, da destruição em Colossas, na Frígia.

A solenidade a São Miguel Arcanjo tem como objetivo louvá-lo e honrá-lo junto com todos os poderes celestes, pois foi ele que liderou a batalha no céu contra a rebelião de Satanás.  Por isso, seu nobre título é “Capitão Chefe ou Comandante-Chefe” dos Anjos. Esta solenidade também mostra para nós a importância dos anjos na nossa salvação. Faz-nos lembrar das nossas obrigações para com os anjos, especialmente nosso Anjo da Guarda. É ele que está do nosso lado, em todos os momentos da vida, nos assiste, protege-nos, inspira-nos com bons pensamentos, alerta-nos contra o pecado, e intercede por nós diante de Deus. Ele nos dá um belo exemplo de santidade e amor fiel a Deus, são atitudes que nós devemos imitar.

 

Fonte: KATRIY, Yulian Yakiv. Conheça o seu rito: o ano litúrgico da Igreja Greco-Católica Ucraniana. Roma: PP. Basiliani, 1982.

 

Anjos no Antigo e Novo Testamento

Como já vimos, a palavra anjo significa mensageiro. Isso quer dizer que os Anjos são mensageiros de Deus. Na Bíblia, os Santos Anjos são citados várias vezes. Gabriel, Rafael e Miguel são anjos que aparecem nas histórias bíblicas e que auxiliaram homens de Deus num momento de necessidade e fazem também parte da história de salvação. Vamos ver agora alguns exemplos do papel desses mensageiros que aparecem no Antigo e Novo Testamento.

Antigo Testamento

No livro de Daniel, São Miguel Arcanjo é citado como o mais poderoso Anjo do Senhor. “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Porém, Miguel, um dos príncipes mais importantes, veio me ajudar, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.”  (Daniel 10, 13).

“Serafins estavam por cima dele. Cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava” (Isaías 6, 2). Vemos aqui uma passagem do livro do profeta Isaías. Podemos ver alguns versículos adiante, nesta mesma passagem (Isaías 6, 3 e Isaías 6, 6) que os Serafins ali presentes estão adorando e louvando a Deus.

Rafael, o Anjo da cura, apareceu a Tobias e foi o seu companheiro na viagem até a Média. “Tobias saiu em busca de alguém que conhecesse o caminho e que fosse com ele à Média. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, de pé diante dele; mas não sabia que era um anjo de Deus.” (Tobias 5, 4).

Novo Testamento

Já no Novo Testamento, as passagens em que os Anjos são citados podem ser bem mais conhecidas para nós. Vamos começar com a anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria. “Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, noiva de um homem, de nome José, da casa de Davi; a virgem chamava-se Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe o anjo: Alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo.” (Lucas 1, 26-28).

O Anjo também apareceu várias vezes a José. Certa noite, um anjo apareceu a José num sonho e disse-lhe que o bebê de Maria era o Filho de Deus. Confira no livro de Mateus 1, 20-24.

O Anjo avisou José em sonhos outras vezes, como na fuga para o Egito (Mateus 2, 13-14) e quando soube que Herodes estava morto (Mateus 2, 19-21).

Há muitas outras passagens em que os Santos Anjos são citados nas Sagradas Escrituras, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Podemos retirar muitos exemplos de Anjos que com fidelidade, amam, prestam serviço, louvam e adoram a Deus. Por isso, vamos nos empenhar na tarefa de seguir os ensinamentos dos anjos, amando mais a Deus, cumprindo sua vontade e também cuidando de nós mesmos e do nosso próximo.

 

Idiomas