NOTÍCIAS E ARTIGOS
21 de agosto de 2020
COMPARTILHE

Tryzub – brasão da Ucrânia

Estudos arqueológicos revelam que o atual brasão da Ucrânia se originou no séc. X, com os principados da Ru’s de Kyiv. Todos os Príncipes que governaram a civilização, a qual se formou às margens do rio Dnipró (atual Kyiv – capital da Ucrânia) tinham o seu brasão. Ele era cunhado em moedas, cerâmicas, utensílios e documentos.


Moeda do Príncipe Wolodymyr (980-1015)


Moeda do Príncipe Yaroslav, o Sábio (1019-1054)

Com a oficialização do Cristianismo na Ucrânia pelo Príncipe da Ru’s de Kyiv, Wolodymyr, o Grande, o brasão que fora denominado Tryzub (Tridente), passou a simbolizar a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Durantes os séculos que se seguiram, o Tridente ressurgiu muitas vezes, como manifestação da identidade ucraniana, principalmente durante a Revolução francesa, com a chamada “Primavera europeia”.
Após a Primeira Guerra Mundial e a Revolução russa, em 22 de janeiro de 1918, a Ucrânia proclama a sua independência e denomina-se República Popular da Ucrânia. Por decisão do recém formado Parlamento, o brasão oficial da Ucrânia torna-se o Tridente da Ru’s de Kyiv da época do Principado de Wolodymyr, o Grande. A simbologia atribuída permanece a Santíssima Trindade.
No período entre a Primeira e a Segunda grandes guerras, o brasão torna-se o símbolo dos ucranianos pela independência.
Durante a época da União Soviética, era negado à Ucrânia o direito de usar os seus símbolos nacionais. Houve perseguições e duras penas eram aplicadas àqueles que se negassem a cumprir a ordem que provinha das autoridades comunistas soviéticas. Mesmo assim, em muitos pontos da Ucrânia e na diáspora os ucranianos e seus descendentes ostentavam os seus símbolos sagrados.
Com a queda da União Soviética e a Independência da Ucrânia, em 19 de fevereiro de 1992, o Parlamento ucraniano mais uma vez proclamou o brasão em forma de tridente como um dos seus símbolos nacionais. Esta decisão foi ratificada pela Constituição da Ucrânia, promulgada no dia 28 de junho de 1996.
Em 2018 a Ucrânia celebrou com grande júbilo o centenário do seu histórico brasão nacional.
Na Ucrânia e na diáspora é comum usar o Tridente como manifestação de amor à Pátria, civismo e patriotismo.

Felomena Procek, CSCJ

Idiomas