Vocacional

Oração pelas vocações

“Senhor da Messe, Pastor do Rebanho,
Faz ressoar em nossos ouvidos
Teu forte e suave convite:
“Vem e segue-me!”
Derrama sobre nós o Teu Espírito,
que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho, e generosidade para seguir
Tua voz!
Senhor, que a messe não se perca
Por falta de operários!
Desperta nossas comunidades para a Missão!
Ensina nossa vida a ser serviço!
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa!
Senhor, que o Rebanho não pereça
Por falta de Pastores!
Sustenta a fidelidade de nossos bispos,
Padres, diáconos e ministros!
Dá perseverança a nossos seminaristas!
Desperta o coração de nossos jovens
Para o ministério pastoral em Tua Igreja!
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
Chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho,
Ajuda-nos a responder: “SIM”. – Amém“.

Monsenhor Jonas Abib

Молитва за покликання

Господи, жнива великі,
а робітників мало.
Небесний Отче, з довірям благаємо Тебе, пошли нашій церкві багато добрих священників, братів, сестер, катехиток, щоб поширювали твоє Царство.
Дорогий Спасителю, дай ласку нашим батькам зрозуміти, що покликання – це великий дар і навчи всіх весоко цінити його й старанно плекати.
Душе Святий, просвічуй і скріпляй тих, що відчувають у собі поклик до праці в Господьньому винограднику.
Ласкава Мати Маріє, надхни нашу дорогу молодь святим ідеалом для Божої справи й закріплення на землі Царства Твого Сина. Амінь

 

Separador

1. Orientação

Serviço de Animação Vocacional – SAV

A missão do SAV consiste em “coordenar e animar o trabalho vocacional nas diferentes frentes. Entre os seus objetivos, estão: despertar vocações para o serviço do Evangelho; apresentar aos jovens o carisma do Instituto Secular.

• Quem pode fazer parte do Instituto
No Instituto das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus podem ser admitidas as pessoas que manifestam o desejo de se consagrar a Deus e tender à perfeição cristã pela observação dos conselhos evangélicos, como também se dispões a trabalhar de acordo com as finalidades e o espirito do Instituto.

• Não poderão ser admitidas no Instituto as pessoas que:
a) Por causa de graves deficiências de saúde seriam impedidas de exercer as atividades normais no Instituto.
b) São afligidas por doenças psíquicas.
c) Tem notória reputação moral negativa.

2. Caminho formativo

• Acolhimento – acompanhamento
• 1ª Etapa
• 2ª Etapa
• 3ª Etapa
• Formação continuada (até cinco anos após a consagração)
• Formação permanente

• Primeiro período de formação:
(compreende as três primeiras etapas)

As pessoas que ingressam no Instituto das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus realizarão, no espaço de dois a três anos, o primeiro período de formação. Este período terá, ao mesmo tempo, a função de servir de tempo de experiência para as ingressas, durante o qual elas haverão de conhecer o Instituto, seu espirito e estilo de vida, serão iniciadas na vida de consagração e receberão a preparação fundamental visando às tarefas e atividades no Instituto.

O primeiro período de formação será o tempo apropriado para que também o Instituto possa conhecer seu novo membro, suas aptidões e disponibilidade quanto ao seu peculiar modo de vida.

Durante este período de experiência, a formanda empenhar-se-á na sua formação espiritual, no exercício das virtudes, como também examinara com seriedade a sua vocação e receberá instrução adequada com relação a consagração e às Constituições.

Durante o primeiro período de formação, a formanda empenhar-se-á, de maneira particular, em adquirir:

a) Um maior amor a Deus e ao Próximo.
b) O espirito de oração e união com Deus.
c) Uma instrução religiosa mais aprofundada e um bom conhecimento de sua Igreja e seu rito.
d) Devida iniciação na prática do apostolado.
e) Espirito apostólico e generosa disponibilidade ao trabalho na difusão do reino de Deus e salvação dos homens.
f) Senso de responsabilidade e consciência no cumprimento de seus deveres.
g) Equilíbrio psíquico e espiritual, paz e contentamento interior, pelo qual haverá influir de modo positivo sobre o seu ambiente e servirá de estímulo à prática da caridade, e ao serviço apostólico.

• Segundo período de formação

Após o primeiro período de formação, a catequista dará continuidade à sua formação no segundo período de formação, que terá a duração de, no mínimo, cinco anos.

Neste período, a Catequista tratará de aperfeiçoar-se no seu trabalho profissional, visando a exercê-lo com dedicação e competência, para que lhe sirva de instrumento na atuação apostólica, de acordo com o espirito do Instituto.

• Formação permanente

De acordo com o exemplo de São Paulo apostolo, o qual não considerava que tivesse já atingido a meta ou que fosse já perfeito, mas dizia “esquecendo-me do que fica para trás e avançando para o que esta adiante, prossigo para o alvo, para o premio da vocação do alto, que vem de Deus em Cristo Jesus”. (Fil 3, 14), a Catequista no decorrer de toda sua vida velará pela sua permanente e contínua formação espiritual, a fim de que seja sempre modelo de autêntica cristã e para que possa sem desalento introduzir a Cristo em todos os setores da vida cotidiana.

A formação permanente inclui a participação em retiros, cursos, congressos ou empreendimentos semelhantes, sobre temas espirituais, teológicos, bíblicos, catequéticos, educativos, sociais e científicos, como também o cumprimento do programa de formação permanente do Instituto.

A formação permanente exige um atento acompanhamento do Magistério e da vida da Igreja, familiarizando-se com os documentos eclesiásticos, particularmente com aqueles que têm referência à vida e atividade das Catequistas.

Artigos vocacionais
Idiomas